terça-feira, 17 de maio de 2011

AVISO AOS NAVEGANTES

ESTA É A CAMISETA DO 1º SIPAT QUE OCORREU AQUI EM MIRACATU, PROMOVIDO PELA CIPA. EU FUI O CRIADOR DO "MASCOTINHO" QUE FOI ESTAMPADO NAS CAMISAS. DEIXO AQUI O MEU PROFUNDO AGRADECIMENTO À TODO PESSOAL QUE COMPÕE TÃO NOBRE COMISSÃO E, EM ESPECIAL, O SEU PRESIDENTE O SR. LUIZ MARCOS. O MEU MUITO OBRIGADO PELA GRANDE CONSIDERAÇÃO POR MEU TRABALHO E POR MINHA PESSOA. VER O MEU DESENHO POR AÍ NAS CAMISETAS ME DEIXOU MUITO ORGULHOSO. VALEU!

NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - XI


PERSPECTIVA

É A PARTE DO DESENHO UM POUCO MAIS COMPLEXA, PORÉM NADA MAIS É DO QUE UM EXERCÍCIO DE PROFUNDIDADE. A PERSPECTIVA SURGIU DA NECESSIDADE DO DESENHISTA DAR EFEITO DE PROFUNDIDADE AO SEU DESENHO. FOI QUANDO DESCOUBRIU-SE QUE COM O AUXÍLIO DO CHAMADO "PONTO-DE-FUGA" PODERIA OBTÊ-LO. ACIMA TEMOS UM EXERCÍCIO DE PERSPECTIVA COM UM PONTO-DE-FUGA(PF). VAMOS TRATAR DELE UM OUTRO DIA. POR ENQUANTO É ISSO.

FONTE: CURSO DE DESENHO E PINTURA, ED. NOVA CULTURAL, 1985

terça-feira, 10 de maio de 2011

AVISO AOS NAVEGANTES

QUERIA AVISAR À TODOS OS QUE POR AQUI PASSAM, EM ESPECIAL AOS QUERIDOS AMIGOS, QUE TIVEMOS PROBLEMAS COM O COMPUTADOR DURANTE O LONGO PERÍODO QUE FICAMOS SEM PODER FAZER NENHUMA POSTAGEM. EMBORA COM ALGUNS PROBLEMAS "TÉCNICOS" AINDA ACONTECENDO, AOS POUCOS VAMOS VOLTANDO AS PUBLICAÇÕES NO NOSSO MODESTO BLOG. GRATO À TODOS. ATÉ MAIS!

AINDA ME LEMBRO - IV

EXPLOSÃO VERDE

O NOSSO UNIFORME ERA VERDE (?). DO JOGO DE CAMISA VELHO SÓ RESTAVAM AS CAMISAS. VERDES. O TIME ENTRAVA EM CAMPO CADA QUAL COM UMA COR DE MEIAS E DE CALÇÕES DIFERENTES UNS DOS OUTROS. ERA O FAMOSO "CATADO". NA VÁRZEA SEMPRE EXISTIRAM O PRIMEIRO E O SEGUNDO "QUADRO" (OU TIME "A" E TIME "B"), SE EXISTISSE O TERCEIRO PENSO QUE O NOSSO TIME ESTARIA NO "QUARTO" QUADRO. ERA O IMBATÍVEL EXPLOSÃO VERDE. ERA O TIME DO "NEGÃO". NA VERDADE O TIME NASCEU DA NECESSIDADE DE SE ENCONTRAR UM "TIME" PARA UM GRUPINHO DE "PERNAS-DE-PAU" QUE NÃO CONSEGUIAM VAGA NOS OUTROS QUADROS. A IDÉIA FOI DO NEGÃO. BOA IDÉIA. EU ERA "ATLETA" DO TIME. SÓ ME RESTAVA O EXPLOSÃO PARA JOGAR. JOGAVA COM A MAIOR SERIEDADE, É BEM VERDADE QUE MUITAS VEZES MEU AMIGO, TÉCNICO E CRIADOR DO TIME VEIO ME CHAMAR CORRENDO PARA EU IR AO CAMPO JOGAR (AINDA ESTAVA DORMINDO...) - JACYR! JACYR! ACORDA! - GRITAVA ELE. PEGAVA A MINHA CHUTEIRA, QUE NEM MARCA TINHA, SAÍA CORRENDO ATRASADO. NAS MANHÃS DE DOMINGO. OS NOSSOS ADVERSÁRIOS ERAM QUASE SEMPRE DO MESMO NÍVEL QUE O EXPLOSÃO. GERALMENTE ERAM CATADOS. EU QUERIA SER UM ZAGUEIRÃO; MELHOR, O ZAGUEIRÃO. ERA DIFÍCIL. SEMPRE FOI DIFÍCIL. MAS NA VÁRZEA É ASSIM, SEMPRE NOS ACHAMOS BONS JOGADORES, ATÉ MESMO PEQUENOS CRAQUES INJUSTIÇADOS PELO CRUEL DESTINO DE NÃO TER TIDO A OPORTUNIDADE DE JOGAR NUM GRANDE CLUBE PROFISSIONAL. MAS A VIDA É REALMENTE ASSIM, NA MESMA PROPORÇÃO EM QUE MUITOS TÊM A VÁRZEA COMO UM HOBBY, UM PASSATEMPO, BATE-BOLA DE FIM-DE-SEMANA, OUTROS, VERDADEIROS CRAQUES, PASSAM DESPERCEBIDOS E ESQUECIDOS. NÃO FOI O MEU CASO... GUARDO NA MEMÓRIA E CHEIO DE SAUDADES, TODAS AS VEZES QUE JOGUEI PELO JÁ "FINADO" EXPLOSÃO VERDE; DOS MEUS AMIGOS, DO "TÉCNICO" E "MANAGER" NEGÃO. OBRIGADO À TODOS. ISTO TUDO ACONTECEU LÁ NO CAMPINHO DE CEDRO.
VALEU, GENTE BOA!


publicado orinalmente no blog: www.futeborvarzeano.blogspot.com

NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - X

 Uma das grandes dificuldades no desenho é a representação numa superfície plana (uma folha de papel, uma tela,...), que é de apenas duas dimensões (altura e largura), da realidade que vivemos: tridimensional (altura, largura E profundidade). Abaixo, veja, tres formas de criar a ilusão de PROFUNDIDADE no desenho.
 1-PROFUNDIDADE POR SUPERPOSIÇÃO DE PLANOS.
     Nada mais é do que intercalar as figuras de uma forma que pareçam estar em diferentes niveis. Treine bastantes nos seus exercícios, rabiscando, .... logo verá que conseguiu criar o efeito.

 2- PROFUNDIDADE POR GRADAÇÃO DE TONALIDADES
       Nada mais do que um exercício de claro/escuro. Quanto mais próximo, mais nítido e definido. Quanto mais distante, mais claro, enevoado,... , indefinido.

3- PROFUNDIDADE POR DIFERENÇA DE TAMANHO
     Desenhe várias figuras de diferentes tamanhos e verá que criará um efeito bacana de profundidade. Quanto mais perto, maior; mais distante, menor; óbvio.

VAMOS LÁ, PEQUE O CADERNINHO DE RABISCOS E MÃOS À OBRA!
LEMBRE-SE: SÓ SE APRENDE A DESENHAR, DESENHANDO!


fonte: CURSO DE DESENHO E PINTURA, Editora Nova Cultural, 1985