sábado, 24 de dezembro de 2011

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

sábado, 24 de setembro de 2011

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

AVISO AOS NAVEGANTES - II

*muito obrigado ao pessoal do Ponto de Cultura Batucajé e da ACPA
pela lembrança e pelo convite. 

AVISO AOS NAVEGANTES



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

VALE DE LÁGRIMAS

óleo sobre tela, 2005

NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - XVI




fonte: Curso de Desenho e Pintura, Editora Nova Cultural, 1985

Esta é a última postagem sobre NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO. 
Esse curso foi ministrado por mim durante o ano de 2006, pelo Programa ESCOLA DA FAMÍLIA, do Governo Estadual, na Escola Estadual PROFESSOR ARMANDO GONÇALVES, aqui da minha cidade de Miracatu, São Paulo.
Quero aqui agradecer a todos os que por lá passaram, aos professores em geral, amigos, crianças e as famílias, claro, que sem elas o Programa não teria o menor sentido.
Durante esses meses, postei aqui um pouquinho do que repassei aos meus alunos, passando desde o básico de proporções, corpo-humano, até paisagens, obviamente, sem muito aprofundamento em cada um deles pelo tempo curto que tivemos.
Muito obrigado à todos.

Apollo Rendón, Miracatu-SP

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - XV


 ESTUDO DA FIGURA HUMANA - 
CABEÇA (PROPORÇÕES) E PARTES DO ROSTO





fonte: apostilas de Desenho da Figura Humana, professora Cynthia Martinez, UNISANTA, 2004;
                      Curso de Desenho e Pintura, Editora Nova Cultural, 1985.

sábado, 25 de junho de 2011

NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - XIV


 O cânone (ou cânon) é uma proporção fixa, estabelecida para separar e comparar os elementos do corpo
 (a mão, o ante-braço, ou qualquer outro) da sua totalidade, ou com a sua totalidade.
Esse elemento é definido como módulo, servindo de unidade de medida para a figura.
 No aprendizado do desenho, o módulo universalmente aceito é a CABEÇA. 
Os desenhos acima representam a figura humana ideal vista de frente e de perfil. 
Sua altura corresponde a SETE CABEÇAS E MEIA.
As linhas horizontais e verticais determinam a localização de cada uma das partes do corpo.

fontes: Curso de Desenho e Pintura, Editora Nova Cultural, 1985 -
Apostilas de Desenho da Figura Humana, profª. Cynthia Martinez, UNISANTA.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Entardecer em Miracatu, Bairro da Estação, futebol no campo "Reynaldo Lepesch", Miracatu 3 x 1 Grisalhos de Iguape. foto>apollorendon

NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - XIII




fonte: Curso de Desenho e Pintura, Editora Nova Cultural, 1985

terça-feira, 7 de junho de 2011

INTERNETANDO


VISITEM O BLOG DA GALERINHA BACANA 
DA 6ª A DO POETA: ACESSE O

www.comictvgalera.blogspot.com 

A TURMA É BOA E CRIATIVA. 
ABRAÇO À TODOS!

AVISO AOS NAVEGANTES

"Óia aí, pessoar!" 

Não se esqueçam...
Dias 10, 11 e 12 próximos, 
lá na CONCHA ACÚSTICA
(parabéns Anderson, secretário da Cultura, por utilizá-la), sempre à partir das 18:00 horas. 
"ARRAIÁ DA SOLIDARIEDADE".

"NÓIS VAMÔ LÁ!!!! Ô TREM BÃO, SÔ!!!"

OLHA AÍ, GENTE! OUTRA DICA DE OURO:
CIRCUITO DE ARTES DO SESC, AQUI EM MIRACATU.
 VALE A PENA PRESTIGIAR.
UM DIA INTEIRINHO DE ARTES.
NÃO ESQUEÇAM: 
DIA 14, PROXIMO, À PARTIR DAS 13:00 H.


NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - XII




Fonte: Curso de Desenho e Pintura, Ed.Nova Cultural, 1985

sexta-feira, 3 de junho de 2011

terça-feira, 17 de maio de 2011

AVISO AOS NAVEGANTES

ESTA É A CAMISETA DO 1º SIPAT QUE OCORREU AQUI EM MIRACATU, PROMOVIDO PELA CIPA. EU FUI O CRIADOR DO "MASCOTINHO" QUE FOI ESTAMPADO NAS CAMISAS. DEIXO AQUI O MEU PROFUNDO AGRADECIMENTO À TODO PESSOAL QUE COMPÕE TÃO NOBRE COMISSÃO E, EM ESPECIAL, O SEU PRESIDENTE O SR. LUIZ MARCOS. O MEU MUITO OBRIGADO PELA GRANDE CONSIDERAÇÃO POR MEU TRABALHO E POR MINHA PESSOA. VER O MEU DESENHO POR AÍ NAS CAMISETAS ME DEIXOU MUITO ORGULHOSO. VALEU!

NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - XI


PERSPECTIVA

É A PARTE DO DESENHO UM POUCO MAIS COMPLEXA, PORÉM NADA MAIS É DO QUE UM EXERCÍCIO DE PROFUNDIDADE. A PERSPECTIVA SURGIU DA NECESSIDADE DO DESENHISTA DAR EFEITO DE PROFUNDIDADE AO SEU DESENHO. FOI QUANDO DESCOUBRIU-SE QUE COM O AUXÍLIO DO CHAMADO "PONTO-DE-FUGA" PODERIA OBTÊ-LO. ACIMA TEMOS UM EXERCÍCIO DE PERSPECTIVA COM UM PONTO-DE-FUGA(PF). VAMOS TRATAR DELE UM OUTRO DIA. POR ENQUANTO É ISSO.

FONTE: CURSO DE DESENHO E PINTURA, ED. NOVA CULTURAL, 1985

terça-feira, 10 de maio de 2011

AVISO AOS NAVEGANTES

QUERIA AVISAR À TODOS OS QUE POR AQUI PASSAM, EM ESPECIAL AOS QUERIDOS AMIGOS, QUE TIVEMOS PROBLEMAS COM O COMPUTADOR DURANTE O LONGO PERÍODO QUE FICAMOS SEM PODER FAZER NENHUMA POSTAGEM. EMBORA COM ALGUNS PROBLEMAS "TÉCNICOS" AINDA ACONTECENDO, AOS POUCOS VAMOS VOLTANDO AS PUBLICAÇÕES NO NOSSO MODESTO BLOG. GRATO À TODOS. ATÉ MAIS!

AINDA ME LEMBRO - IV

EXPLOSÃO VERDE

O NOSSO UNIFORME ERA VERDE (?). DO JOGO DE CAMISA VELHO SÓ RESTAVAM AS CAMISAS. VERDES. O TIME ENTRAVA EM CAMPO CADA QUAL COM UMA COR DE MEIAS E DE CALÇÕES DIFERENTES UNS DOS OUTROS. ERA O FAMOSO "CATADO". NA VÁRZEA SEMPRE EXISTIRAM O PRIMEIRO E O SEGUNDO "QUADRO" (OU TIME "A" E TIME "B"), SE EXISTISSE O TERCEIRO PENSO QUE O NOSSO TIME ESTARIA NO "QUARTO" QUADRO. ERA O IMBATÍVEL EXPLOSÃO VERDE. ERA O TIME DO "NEGÃO". NA VERDADE O TIME NASCEU DA NECESSIDADE DE SE ENCONTRAR UM "TIME" PARA UM GRUPINHO DE "PERNAS-DE-PAU" QUE NÃO CONSEGUIAM VAGA NOS OUTROS QUADROS. A IDÉIA FOI DO NEGÃO. BOA IDÉIA. EU ERA "ATLETA" DO TIME. SÓ ME RESTAVA O EXPLOSÃO PARA JOGAR. JOGAVA COM A MAIOR SERIEDADE, É BEM VERDADE QUE MUITAS VEZES MEU AMIGO, TÉCNICO E CRIADOR DO TIME VEIO ME CHAMAR CORRENDO PARA EU IR AO CAMPO JOGAR (AINDA ESTAVA DORMINDO...) - JACYR! JACYR! ACORDA! - GRITAVA ELE. PEGAVA A MINHA CHUTEIRA, QUE NEM MARCA TINHA, SAÍA CORRENDO ATRASADO. NAS MANHÃS DE DOMINGO. OS NOSSOS ADVERSÁRIOS ERAM QUASE SEMPRE DO MESMO NÍVEL QUE O EXPLOSÃO. GERALMENTE ERAM CATADOS. EU QUERIA SER UM ZAGUEIRÃO; MELHOR, O ZAGUEIRÃO. ERA DIFÍCIL. SEMPRE FOI DIFÍCIL. MAS NA VÁRZEA É ASSIM, SEMPRE NOS ACHAMOS BONS JOGADORES, ATÉ MESMO PEQUENOS CRAQUES INJUSTIÇADOS PELO CRUEL DESTINO DE NÃO TER TIDO A OPORTUNIDADE DE JOGAR NUM GRANDE CLUBE PROFISSIONAL. MAS A VIDA É REALMENTE ASSIM, NA MESMA PROPORÇÃO EM QUE MUITOS TÊM A VÁRZEA COMO UM HOBBY, UM PASSATEMPO, BATE-BOLA DE FIM-DE-SEMANA, OUTROS, VERDADEIROS CRAQUES, PASSAM DESPERCEBIDOS E ESQUECIDOS. NÃO FOI O MEU CASO... GUARDO NA MEMÓRIA E CHEIO DE SAUDADES, TODAS AS VEZES QUE JOGUEI PELO JÁ "FINADO" EXPLOSÃO VERDE; DOS MEUS AMIGOS, DO "TÉCNICO" E "MANAGER" NEGÃO. OBRIGADO À TODOS. ISTO TUDO ACONTECEU LÁ NO CAMPINHO DE CEDRO.
VALEU, GENTE BOA!


publicado orinalmente no blog: www.futeborvarzeano.blogspot.com

NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - X

 Uma das grandes dificuldades no desenho é a representação numa superfície plana (uma folha de papel, uma tela,...), que é de apenas duas dimensões (altura e largura), da realidade que vivemos: tridimensional (altura, largura E profundidade). Abaixo, veja, tres formas de criar a ilusão de PROFUNDIDADE no desenho.
 1-PROFUNDIDADE POR SUPERPOSIÇÃO DE PLANOS.
     Nada mais é do que intercalar as figuras de uma forma que pareçam estar em diferentes niveis. Treine bastantes nos seus exercícios, rabiscando, .... logo verá que conseguiu criar o efeito.

 2- PROFUNDIDADE POR GRADAÇÃO DE TONALIDADES
       Nada mais do que um exercício de claro/escuro. Quanto mais próximo, mais nítido e definido. Quanto mais distante, mais claro, enevoado,... , indefinido.

3- PROFUNDIDADE POR DIFERENÇA DE TAMANHO
     Desenhe várias figuras de diferentes tamanhos e verá que criará um efeito bacana de profundidade. Quanto mais perto, maior; mais distante, menor; óbvio.

VAMOS LÁ, PEQUE O CADERNINHO DE RABISCOS E MÃOS À OBRA!
LEMBRE-SE: SÓ SE APRENDE A DESENHAR, DESENHANDO!


fonte: CURSO DE DESENHO E PINTURA, Editora Nova Cultural, 1985

sexta-feira, 22 de abril de 2011

NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - IX


O desenho acima foi o vencedor do 2° concurso líterario da cámara municipal de Miracatu feito pela VANDERLEIA PEREIRA CORREA RENDON , foi utilizada a tecnica do quadriculado
TENTE VOCÊ TAMBEM

AINDA ME LEMBRO III

AVISO - AOS NAVEGANTES


 


                                                               

sábado, 26 de fevereiro de 2011

AINDA ME LEMBRO - II

Olá, gente boa! Vim contar-lhes mais uns "causos"... Ainda me lembro de quando o CEDRO F. C. foi fazer um jogo lá no DIVISOR, entre BIGUÁ e IGUAPE e, na volta, a Toyota que levava os "atletas" perdeu o freio na serrinha... imaginem só... foi um tal de "neguinho" pular de cima da carroceria... ainda bem que nada de mais grave ocorreu naquele dia, ficando apenas a lembrança que hoje torna-se cômica (mas que poderia ter sido uma tragédia...) O CEDRO FUTEBOL CLUBE saía para jogar em várias cidades. Me lembro de uma vez que foi jogar na PIÚVA (um outro bairro da cidade de JUQUIÁ). Chegamos lá com a Toyota e não havia ninguém. O campo era uma capoeira que o mato cobria toda. Só se via banana e capim. De repente começou a aparecer a "delegação" adversária. O árbitro era daquele que apitava com o facão na cinta...(não, não era para matar ninguem, DEUS nos proteja!!! Era pra ir abrindo picada no meio do campo...) Pois é gente amiga, é sério se não fosse cômico. E o saudoso "seu" CONTERRA, homem bom..., me lembro que quando o assunto era futebol, o técnico era ele, ou seja, seu nome era o primeiro a ser lembrado. "HOJE VAMO DISPUTÁ UMA PÔA DE HONRA LÁ EM PIUÍBE", dizia ele, com a sua língua presa. Ele se referia a uma prova-de-honra que o CEDRO disputaria na cidade de PERUÍBE naquele dia. Como era gostoso aquele tempo. O FUTEBOL VARZEANO por estas bandas sempre foi encarado com muita seriedade por pessoas apaixonadas por futebol assim como ele: "seu" CONTERRA, "seu" DIVINO, meu avô "seu" JACYR, enfim, muitos outros homens que foram e sempre serão HISTÓRIA para nós. Aquele dia voltamos de ônibus de PERUÍBE, chegamos tarde em casa pois o nosso amigo JUAREZ se perdeu de nós (essa já é outra história...). E o pagode pegou fogo aquele dia: "AZUL E BRANCO, SINAL DE GUERRA, É O CEDRÃO QUE ESTREMECE A TERRA..." Valeu, gente boa!

Apollo Rendón, 
postado originalmente no

NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - VIII

CURSO DE DESENHO E PINTURA
Editora Nova Cultural, 1985

sábado, 19 de fevereiro de 2011

GANSO NO CORÍNTHIANS

SONHO REALIZADO!

AINDA ME LEMBRO - I

Ainda me lembro do já saudoso BENTO PUPO gritando na beira do campinho: "Foi ´gor´, foi ´gor´, seu juíz!!!!...". Lembro-me do campo ruim, das valas de esgoto que corriam nas laterais, da casinha sede, nosso vestiário, todo precário... mas, aquele era o nosso MORUMBI, o nosso MARACANÃ. Ali nos divertíamos, brigávamos, sorríamos e também chorávamos, nos nossos "CLÁSSICOS REGIONAIS". Tudo isso foi ali no Bairro do CEDRO, aonde passei boa parte da minha vida. Eu não era do primeiro quadro, nem do segundo, mas muitas vezes fui testemunha de jogadas dignas de craques e também de muita porcaria. Vi muita bola sujar as roupas da casa da vizinha que ficava bem atrás e um dos gols. Vi muito goleiro frangar em troca de uma geladinha depois do jogo (olha a mala-preta aí!!!), vi o "técnico" CONTERRA gritar do banco: "Foi pêni juí!!!!" - ele izia com sua língua presa pedindo pênalti para sua autoridade do jogo, que na época não era chamado de professor e também, muitas vezes apanhava em campo. Coitado do "seu" juíz. Vi muito apitador joga o apito fora e sair de campo antes do término do jogo por pressão da torcida. Foi muito bom esse tempo. Lembro-me do time de CEDRO entrar em campo, muitas vezes fiz parte do pagode depois dos jogos aonde cantávamos assim: "Azul e branco, sinal de guerra, é o CEDRÃO que estremece a terra", virou o nosso "hino" oficial. LAERTE puxava o samba (esse não é o LAERTE CAMARGO ARAÚJO de MIRACATU, não confundam...). Aos poucos vou puxando da memória fatos que pelo tempo vão se apagando mas que não deveriam. Quando me lembrar de mais alguns "causo" volto aqui para escrever-lhes. Valeu gente boa!!!

Apollo Rendón
postado originalmente no blog:

NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - VII

CURSO DE DESENHO E PINTURA
Ed.Nova Cultural, 1985

Este é um exercício de proporções. Precisa-se "treinar" os olhos para poder observar bem. Tente utilizar um lápis ou uma régua para te auxiliar. Faça muitos execícios, tenta desenhar vários objetos. Quanto mais se desenha, melhor fica.
Aos poucos você vai descobrir que já consegue desenhar bem melhor e proporcionalmente. Até a próxima.

AVISO AOS NAVEGANTES

OLHA AÍ CRIANÇADA!!! ÓTIMA OPORTUNIDADE
PARA APRENDER UM INSTRUMENTO.
A FLAUTA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO...
VALE A PENA CONFERIR.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO - VI

Fonte: CURSO DE DESENHO E PINTURA
 Ed.Nova Cultural, 1985